Tecnologias Digitais e Livros Didáticos
As tecnologias digitais têm influenciado diferentes aspectos da educação. A Educação a Distância online talvez seja o ponto mais visível ou fácil de recordar em primeiro instante. No entanto, inegavelmente há uma amplitude bem maior de elementos, que inclui os dispositivos empregados em aula, os ambientes virtuais de aprendizagem, as ferramentas de comunicação, ferramentas e aplicativos de autoria e tutoria…
Não podemos esquecer, no entanto, que a cultura digital também tem relações com os livros didáticos. Isto ocorre de formas diferentes: publicações em e-book, gêneros textuais digitais, links para estudo e pesquisas…
Em trabalho sobre livros didáticos de línguas e tecnologia, aponto:
Apesar de todos os avanços tecnológicos, os livros didáticos ainda são as ferramentas mais empregadas nas salas de aula. No caso do Brasil, contribuem significativamente para isto: o Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), custo das tecnologias digitais, e infraestrutura das escolas, sem fazer uma lista extensa. Embora muitas escolas já possuam laboratórios de informática e empreguem mais recursos tecnológicos como televisores, computadores, projetores, internet, é o livro didático que exerce presença mais constante nas práticas pedagógicas, principalmente no espaço pedagógico delimitado pelas paredes das salas de aulas (VILAÇA, 2009; DIAS, 2009).
É necessário reconhecer que notebooks, tablets, entre outros dispositivos, já podem ser encontrados em muitas salas de aula e são apontados como “tendências” para a educação dos próximos anos. No entanto, o livro didático ainda representa, sem dúvida, a realidade presente mais evidente no cenário educacional nacional. Nos diferentes níveis e esferas educacionais, a presença, o uso e a presença da tecnologia não ocorrem de forma uniforme. Questões econômicas, sociais e políticas públicas estão entre alguns dos fatores que entram em cena para criar uma diversidade tecnológica na educação.
Neste artigo, discuto alguns pontos que podem ser levados em consideração na análise e na avaliação de livros didáticos:
No cenário atual, a tecnologia apresenta novos aspectos que devem ser considerados na avaliação de livros didáticos, tais como:
Novos conteúdos gerados pela tecnologia – como os gêneros textuais digitais;
Materiais que acompanham os livros didáticos;
Sites e atividades online dos livros;
Emprego da internet como fonte de pesquisa sobre conteúdos;
Uso da internet para realização de atividades que ampliam o estudo da língua;
Adequação ao letramento digital de professores e alunos;
Produção de textos na internet;
Leitura na internet;
Integração com redes sociais ou outros tipos de serviços que exercem forte apelo hoje;
Embora o artigo tenha o foco nos livros didáticos de línguas, algumas discussões podem contribuir para reflexões sobre livros didáticos de diferentes áreas.
O artigo completo está disponível para download: