Moodle: um LMS gratuito e open source
O Moodle é, sem dúvida, um LMS (learning management system) extremamente popular e que se destaca entre as plataformas gratuitas para a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, que podem ser entendidas basicamente como uma sala de aula digital.
O sucesso do Moodle pode ser apontado por uma diversidade de fatores, dentre os quais merecem destaque: a) longa história do ambiente de gerenciamento de aprendizagem(uma tradução de learning management system); b) ampla comunidade de usuários e desenvolvedores; c) atualização frequente. Logicamente não devemos esquecer o fato de ser gratuito.
Sendo usado por um número enorme de instituições, departamentos e universidades em todo o mundo, não é difícil encontrar uma rede de suporte à aprendizagem, ao uso e à solução de problemas. Uma rápida pesquisa no YouTube ajuda a compreender este fato bem rapidamente. Em outras palavras, é razoavelmente fácil encontrar tutoriais ensinando a instalar, configurar e usar o Moodle.
Em termos gerais, o Moodle pode ser instalado em uma ampla diversidade de servidores de hospedagem que rodem PHP e MySQL, especialmente aqueles que usam versões atualizadas desta linguagem de programação e banco de dados.
Em muitos planos de hospedagem de sites, o Moodle pode ser instalado com poucos cliques e sem a necessidade de conhecimentos técnicos com poucos cliques por meio dos chamados instaladores de scripts (como o Fantastico e o Softaculous). Há também empresas que oferecem serviços específicos de hospedagem de salas de aulas digitais com o Moodle, seja como um serviço de instalação, configuração e design, como por meio de assinaturas mensais ou anuais, em pacotes bastante diversificados.
Apesar de já apresentar um conjunto bastante rico de funcionalidades, ele pode ser expandido com a instalação de plugins adicionais, que contam com muitas opções gratuitas no próprio site do Moodle (www.moodle.org). Há também opções pagas de plugins.
Para o iniciante absoluto, o Moodle pode parecer um tanto complexo, mas, na verdade, a curva de aprendizagem pode ser relativamente baixa para o uso das principais funcionalidades.
A aparência deste famoso sistema de gerenciamento de aprendizagem pode ser alterada com u uso de temas. Este costuma ser um ponto questionado por alguns usuários. Não é raro ouvir que o Moodle tem muito “a cara de Moodle”. No entanto, qualquer ambiente que seja usado tão amplamente empregado deve ter a sua identidade visual facilmente reconhecida. Muitos sites feitos WordPress se parecem com sites feitos em WordPress. Logicamente isto depende do trabalho e do investimento nos temas. É importante, no entanto, manter o foco no que é mais importante: as funcionalidades como um ambiente virtual de aprendizagem.
Por ser um sistema open source, o Moodle conta com uma ampla comunidade de desenvolvedores e colaboradores. A numeração da versão oficial atual (3.7) pode enganar fazendo parecer que o sistema não tem atualizações frequentes. Na verdade, importantes atualizações e funcionalidades são acrescentadas periodicamente, como, por exemplo da 3.6 para a 3.7.