Educação, Tecnologias Digitais e Inovação

Segurança Online: como escolher uma senha

É supreendente ver como ainda há muitos problemas de cultura de segurança e privacidade no uso da internet. Com certa frequência, são divulgadas notícias de vazamento ou roubo de senhas de serviços e portais grandes. No entanto, é grave perceber que muitas pessoas não percebem a importância de práticas seguras na internet e, por exemplo, usam senhas como senha, password, 123456…

Em muitos casos, há um desconhecimento dos riscos da entrada não autorizada em serviços em sites online. Em aulas, treinamentos e palestras, já encontrei algumas “justificativas” recorrentes: “não tenho nada importante ou a esconder”; “se eu escolher uma senha difícil, eu vou me esquecer”, “eu repito as senhas por praticidade”…

A repetição de senhas em muitos serviços já é, sem dúvida, um erro potencial. No entanto, a escolha de senhas “previsíveis”, curtas, fáceis e até padronizadas pode causar transtornos bem sérios e muita dor de cabeça. Não se pode esquecer que o e-mail é a porta de recuperação de acesso a muitos serviços online e até para outros serviços.

Dessa forma, escolher senhas mais “seguras” é um procedimento que contribui para a segurança online.

Algumas dicas em geral para senhas seguras:

  • Escolha senhas longas e complexas- Combine maiúsculas com mínúsculas, números e caracteres como @ # !  – A quantidade de caracteres pode ser limitada pelo serviço. Uma importante empresa do mundo da tecnologia, por exemplo, costuma limitar a 16 caracteres.
  • Não compartilhe senhas com terceiros – Se em caso excepcional isto for necessário, altere a senha logo que possível.
  • Evite que navegadores memorize senhas – Apesar de prático os danos aumentam inclusive se precisar enviar para a assistência técnica.
    Até mesmo, sem querer, um visitante ou usuário eventual do seu computador poderá entrar em serviços online.
  • Interconectar serviços aumenta os riscos – Utilizar a senha de um serviço de forma a concetar outros é prático, mas bastante arriscado, já que uma invasão pode abrir portas de muitas contas e perfis.
  • Não use uma senha curta. Senhas com 10 ou mais caracteres são mais difíceis de serem memorizadas por “observadores”.
  • Cuidado onde você digita senhas. Câmeras, inclusive de seguranças, podem registrar a sua digitação.
  • Evite repetir a mesma senha para diferentes serviços, sites e contas.

Muitos serviços solicitam e-mail e senha no primeiro momento de criação de uma conta. Não use a senha do e-mail na criação. A senha solicitada é a que pretende usar no serviço. Embora possa parecer evidente, muitas pessoas comentem este erro.

 

 

Deixe um comentário